Uma grande preocupação da maioria das empresas é entender seu público e ser mais próximo dele. Para que a gestão de clientes seja mais eficaz, é possível contar com uma ferramenta de CRM. Essa tecnologia possui funcionalidades que visam aprimorar o relacionamento com os clientes.

 

Sendo assim, desenvolvemos este artigo para esclarecer como essa tecnologia atua no relacionamento com o cliente e quais são suas principais aplicações dentro da organização. Além disso, falamos quais pontos devem ser considerados para escolher a solução ideal.

 

Principais características da ferramenta de CRM

A ferramenta de CRM visa promover a sistematização da captação de leads para que seja possível que os profissionais da empresa foquem em objetivos mensuráveis. A seguir, entenda mais sobre as principais funcionalidades de um sistema como esse:

 

Operacional

As funcionalidades operacionais da ferramenta CRM são voltadas para a criação e a manutenção do relacionamento com os clientes. Portanto, essa tecnologia facilita atividades como atendimento, pós-vendas e suporte.

 

O sistema também permite identificar possíveis falhas nos processos, o que possibilita fazer as melhorias necessárias para que seja possível otimizar os fluxos de trabalho da empresa.

 

Analítica

Já na parte analítica do sistema de gestão de relacionamento com o cliente é possível contar com relatórios que consolidam informações relevantes para o processo decisório na empresa.

 

Isso faz com que seja mais fácil entender os perfis dos clientes, conhecer suas necessidades, seus desejos, hábitos de consumo, entre outras características importantes para oferecer uma experiência personalizada.

 

Colaborativa

Do ponto de vista colaborativo, a ideia é compartilhar as informações entre as equipes dos diferentes setores da companhia (como Vendas e Marketing), para que as interações sejam feitas de maneira mais eficiente e direcionada.

 

Assim, as equipes podem se unir em prol de objetivos em comum: focar nas necessidades dos clientes e buscar satisfazê-las, oferecendo um atendimento eficiente e completo.

 

Estratégica

Por fim, a parte estratégica da ferramenta de CRM consiste em utilizar o sistema para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso pode ser feito por meio de uma análise SWOT.

 

Desse modo, é possível traçar um planejamento utilizando as abordagens mencionadas anteriormente, com a finalidade de alcançar os objetivos definidos pela empresa.

 

O que avaliar antes de contratar uma ferramenta de CRM?

Após entender mais sobre as características de uma ferramenta de CRM é possível saber a importância dessa tecnologia para o seu relacionamento com o cliente. Mas como avaliar qual sistema contratar? Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

 

Funcionalidade

O primeiro passo ao buscar as melhores ferramentas de CRM é verificar quais são as funcionalidades que oferecem. É preciso levar em consideração as especificidades do seu negócio e quais são as principais necessidades que uma tecnologia como essa precisa atender.

 

Dentre as mais úteis estão: registro das informações de clientes e leads, acompanhamento automatizado dos e-mails, visualização do pipeline com as etapas da negociação, entre outras.

 

Usabilidade

Outro ponto a ser levado em conta é a usabilidade do sistema CRM, que precisa facilitar a vida dos profissionais que forem utilizá-la. Portanto, é necessário que você tenha suporte para aproveitar todos as funcionalidades da tecnologia e obter seus benefícios.

 

Uma boa usabilidade permite que a empresa tenha mais independência e possa seguir com sua rotina de trabalho normalmente. Entretanto, não basta que a ferramenta seja boa nisso, mas não entregue o desempenho esperado. É sempre importante haver um equilíbrio entre os dois aspectos.

 

Integrabilidade

O relacionamento com o cliente é apenas uma parte do processo de vendas. Pensando nisso, é preciso que o sistema seja integrável com as demais ferramentas que ajudam a otimizar o fluxo de trabalho. Assim, é possível melhorar a execução e o controle de atividades como envio de e-mails, monitoramento das demandas dos clientes, entre outras.

 

Quando o CRM é integrado a um sistema ERP, é possível cuidar do relacionamento ao mesmo tempo em que se executa operações ligadas a uma venda. Portanto, simultaneamente, a empresa poderá fazer operações como a separação de pedidos, dar baixa no estoque, encaminhar para a expedição e emitir os documentos necessários.

 

Fonte: blog da Totvs